1

1

segunda-feira, 15 de maio de 2017

A guerra civil entre liberais e absolutistas



Tomando conhecimento do que se passava com a perseguição dos absolutistas aos liberais, o imperador Pedro I abdicou da coroa do Brasil para o filho Pedro II e viajou para Portugal para defender o direito ao trono português por parte de sua filha e lutar contra o seu irmão absolutista.

D. Pedro IV

D. Miguel

Em 1831, estabeleceu a ilha Terceira nos Açores como base de operações. D. Pedro partiria depois daí, para invadir o continente português a norte do Porto, na praia de Pampelido, no que ficou conhecido como Desembarque do Mindelo (8 de Julho de 1832).

Os liberais ocuparam a cidade do porto, abandonada pelos realistas (absolutistas). Depois a cidade foi cercada por estes.


Entre Julho de 1832 a Agosto de 1833 as tropas de D. Pedro estiveram sitiadas pelas forças realistas fiéis a D. Miguel. A resistência da cidade do Porto e das tropas de D. Pedro deram a vitória da causa liberal em Portugal.

Outras forças liberais libertaram o sul do país do poder absolutista e D. Pedro partiu para a capital, finalmente reconquistada pelas tropas liberais a 24 de Julho de 1833.


A guerra terminou quando os liberais derrotaram definitivamente os absolutistas e a paz foi assinada na Convenção de Évora-Monte, em 1834, o que determinou o regresso da rainha D. Maria II à coroa e o exílio de D. Miguel para a Alemanha.

Estava restaurada a monarquia constitucional ou monarquia liberal.


Sem comentários:

Enviar um comentário