1

1

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Violência política e social na 1.ª República



O novo regime não conseguiu concretizar muitas das ideias que defendia.
Houve muito descontentamento e situações de violência na vida política e social. Vejamos exemplos:

1916:
28 de maio - Censura prévia de todas as publicações e da correspondência enviada para países estrangeiros e para as colónias enquanto durar a guerra. Dissolução de todas as organizações sindicais que se manifestaram contra a entrada de Portugal na guerra.

1918:
16 de outubro - O transporte de um grupo de presos, em Lisboa, provoca um tiroteio, com morte de algumas pessoas. Ficou conhecido como a ”leva da morte”.



11 de dezembro – O Presidente da República, Sidónio Pais, é assassinado na estação do Rossio, em Lisboa.

1919: 
abril e maio - Vaga de greves: metalúrgicos, caminhos-de-ferro, cesteiros, alfaiates, serviços camarários, carris, companhia das águas, greve geral. Prisões de grevistas, encerramento da União Operaria Nacional.


31 de julho - Novas perseguições aos católicos. 
15 de agosto - Durante uma greve dos ferroviários explodem bombas na estação do Rossio, há tiros no Entroncamento e descarrilamentos de comboios. Tumultos em Lisboa.

1920:
janeiro - Prosseguem as greves, os atentados bombistas e os assaltos a jornais que nenhum governo consegue controlar. Surgem as revoltas da fome, tumultos que se propagam a todo o país.

1921:
19 de outubro - Dá-se o atentado que ficou conhecido como «noite sangrenta». Políticos e militares, como António Granjo, Machado dos Santos, Carlos da Maia, Freitas da Silva, Botelho de Vasconcelos, são assassinados e o assassino de Sidónio Pais é libertado e homenageado.


1923: 
10 de dezembro - Movimento revolucionário radical contra o governo: os chefes da revolta são presos, mas o governo pede demissão.

1924:
22 de fevereiro - Manifestação contra ao aumento do custo de vida, que acaba numa tentativa de invasão de parlamento.

1926:
28 de maio – Os militares organizam um golpe militar e impõem uma ditadura que durou até 1933.

Golpe militar de 28 de maio de 1926

Sem comentários:

Enviar um comentário